O Kung Fu tem a ver com vencer a procrastinação?



Sou Claudio Teixeira, Discípulo do Mestre Sênior Julio Camacho,  que foi Titulado pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, ao qual passarei me referir por Si Fu nesse artigo.

Hoje em dia. somos bombardeados o tempo todo por notificações, e seduzidos nos distrairmos por uma infinidade de informações inúteis, propagandas, belas imagens da vida alheia, e claro que não poderia deixar de mencionar, muitas discussões sem fim. 

Claudio Teixeira Quantas vezes o prazo de concluir uma tarefa parece que surgiu do nada na sua frente? Quantas vezes aquela atividade que você se comprometeu a começar caiu no completo esquecimento?

A tecnologia quando não é usada de maneira estratégica tende se tornar um grande inimiga do bem intangível mais precioso que temos, o tempo.  Potencializando o danoso hábito de procrastinar.  O enfrentamento desse comportamento, que tende se tornar um vício, requer muito mais que apenas a força de vontade tão apregoada. 

Que tal tentar a sabedoria milenar do Kung Fu?

É muito importante entendermos que uma Arte Marcial acima de tudo é uma ferramenta desenvolvida pra a guerra. E para se ganhar uma batalha é fundamental que se conheçamos muito bem nossos adversários,  os recursos de ambos, o terreno e o clima e principalmente nós mesmos. Para dessa forma aprendermos como extrair benefícios de tudo o tempo todo. Portanto se você chegou até aqui por acreditar que tem problemas em deixar tarefas importantes para depois, já é um ótimo começo!

Muito mais que um método,  esse texto é um convite à reflexão sobre nos entendermos como principais responsáveis pela maioria das barreiras colocadas entre nós e o bem estar de concluir nossas tarefas. Começo por terminar aquela história que aconteceu entre eu e meu Si Fu que escrevi sobre na semana passada., falando sobre a inauguração desse Núcleo aqui em Ipanema,  narrando sobre ter ficado orgulhoso do meu esforço em virar a madrugada para deixar tudo em ordem, e como meus mais furtivos improvisos deram conta do recado me fazendo acreditar que ninguém tivesse notado. Passados uns dias, tive uma conversa com meu Si Fu, cujo olhar atento percebeu todos esse improvisos, ressaltando que minha habilidade de improvisar era tamanha, ao ponto de que se houvesse uma enchente naquele local, eu seria capaz de transformar um armário num barco e salvar a todos na sala do Núcleo Barra, onde estávamos. Mas que se eu não mudasse meu hábito de deixar tudo para última hora, nunca seria capaz de deixar um legado tão sólido como o prédio que abrigava nossa escola.

Buscando no Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial, ferramentas para superar esse incômodo padrão de comportamento, comecei buscar noPrimeiro Nível desse Sistema chamado Siu Nim Tau, que gosto de compreender como  Caminho da Pequena Vontade. Gosto de entender esse conceito como extrair da boa vontade a energia necessária para se realizar qualquer tarefa. O que é bem diferente de força de vontade, pois quando você se esforça demasiadamente para mudar a algo, tende ao desgaste desnecessário, muitas vezes improdutivo. que via de regra  termina derrotado pelo cansaço. Para se fazer a coisa certa pelo motivo certo, é necessário que você se pergunte quais são seus objetivos, e o verdadeiro porquê deles. Depois disso separá-los em curto,  médio e longo prazo.  Catalogando assim todas as etapas necessárias que lhe permitam alcançá-los. Dessa forma sugiro que  procure dividir as grandes tarefas em pequenas ações,  e descubra o quão prazeroso é a conclusão dessas partes menores, até chegar ao gratificante sentimento de realização  na conclusão do seu objetivo maior, muitas vezes bem antes dos prazos de entrega Para se medir o tempo é importante fazer uma escala temporal da capacidade produtiva sempre maneira honesta consigo mesmo, se permitindo perceber, e aproveitar melhor seus momentos de fadiga. Para dessa forma se dar intervalos fazendo algo prazeroso de maneira plena, como escutar aquela música que você adora, prestando o máximo atenção em cada detalhe dela. ou tomar aquele maravilhoso café, se deliciando com seu sabor e seu aroma. Aproveite para refletir gora quantas vezes a ansiedade causada pela procrastinação lhe privou desses momentos?

É imprescindível refinar duas características que constam na natureza do Siu Nim Tao: a preparação e o posicionamento. Se preparar para algo, pode ser entendido como e se mover em razão de tudo que é necessário para se realizar esse objetivo. Se posicionar pode ser visto como você organiza essas necessidades em dispositivos e eficazes. É importante ressaltar que quanto mais se prepara, melhor o posicionamento, e quanto melhor se posiciona,  mais se tem condições de se prepara. e assim sucessivamente Descubra quais as melhores ferramentas que a tecnologia tem ao seu dispor e use-as para realizar suas tarefas, ao invés de se perder respondendo um oceano de notificações que nada tem a ver com elas. Existe uma infinidade de metodologias e aplicativos que permitem gerenciar e otimizar seu tempo, organizando as informações importantes de maneira acessível.


É assim que venho produzindo mais que nunca em minha vida atualmente, sempre me antecipando e pesquisando muito para melhoria do conteúdo do meu trabalho. Terminando sempre minha tarefas antes dos prazos de entrega,  sobrando assim mais tempo para estudar, produzir, me divertir. E até mesmo não fazer nada. Para continuar descobrindo mais sobre os benefícios da Vida Kung F e como através do entendimento da posição neutra da guarda do estilo, nosso Si Fu explicou sobre a imaturidade do praticante e fez o Tutor Guilherme compreender como refinar o equilíbrio em suas ações,  não percam nossa próxima publicação e descubra como o Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial, é um Estilo de Kung Fu tão eficiente,  que serve até para lutar.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

(21) 995332172

©2020 por Kung Fu Life Style. Orgulhosamente criado com Wix.com